Castle of Illusion Staring Mickey Mouse


Pois é, e aqui vamos nós com mais uma review de algum jogo da Disney, já que da ultima vez, as coisas não deram muito certo, né? Ok, esses dias eu estava afim de jogar algo mais nostálgico, algo que eu tivesse jogado na minha linda e grande infância. Foi aí que eu encontrei em minhas roms um dos jogos que jogava no Mega Drive do meu primo, Mickey Mouse: Castle of Illusion, ou Castle of Illusion: Starring Mickey Mouse, tanto faz. E caso estejam curiosos, se por acaso joguei o remake desse jogo, saibam que eu joguei sim, mas joguei só a demo até agora, e eu acho que a Sega tem que concertar aquele pulo, por enquanto. Enfim, a Disney sempre foi boa em tudo, em filmes, animações, imagens, músicas e também, em jogos, e claro, MM:CoI foi um belo jogo de platformer que marcou a infância de grande parte dos marmanjos de hoje em dia. No japão o nome desse jogo é  "I Love Mickey Mouse: Great Mysterious Castle Adventure".... Não reclamem comigo, eu não tenho culpa se a Disney no japão é péssima com nomes. Mas, enfim, Castle of Illusion foi lançado em 1990 e foi um jogo tão bom, que grande parte de sua crítica ajudou até mesmo a melhorar a situação do nosso querido console, Mega Drive. Joga-lo novamente foi mesmo muito bom, eu já estava sentindo saudades desse grande clássico, eu nem me lembrava direito dele. Castle of Illusion é ótimo por ter gráficos muito bons, músicas excelentes e um grande toque de imaginação e fantasia, deixando o jogo com uma cara ótima. Mas é isso, não tenho muito o que falar desse jogo na introdução, ao longo da review vocês verão se este jogo é ou não é bom. 

Ah, o amor.... 


A história no jogo se inicia na cidade de Vera City, que inclusive eu nem sei qual é a relevância dessa informação na história, mas tamo aí. Lá, o nosso corajoso camundongo, rato, hamster ou sei lá o que, o Mickey, vivia livremente dando altos pegas na Minnie, ou seja, vivia numa boa e ninguém te enxia a paciência. Como diz na imagem acima, todos que vivem em Vera City, tem uma vida maravilhosa e pacifica. Até aí de boa, porém, num certo dia, a bruxa malvada (claro, tinha que ser uma bruxa), Mizrabel, sente inveja da vida juvenil e feminina de Minnie, e com esse seu recalque, ela resolve sequestrar na cara dura a mina do Mickey e leva-la para seu castelo. Mickey a segue, a fim de salvar sua namorada, e ao chegar no castelo, descobre que este é o famoso, "Castelo das Ilusões", e que agora ele terá que passar por mais uma de suas aventuras. Entrando no castelo, Mickey encontra um mendigo senhor de idade, estilo Mestre dos Magos, que lhe fala o seguinte, para Mickey salvar a Minnie, ele precisará pegar todos os 7 Gems (são tipos umas esmeraldas) e assim criar uma ponte para subir a torre onde está Minnie e Mizrabel, porém, teria que tomar cuidado, pois as Gems são protegidas pelo "Mestre da Ilusão". 

E assim começa nossa grande trama. Agora eu digo que essa história é bonitinha e talz. Bom, ela é interessante, bem esperado de algum jogo da Disney, é simples e super fácil de pegar, algo que muitas vezes eu respeito nos jogos. Não há nada muito extravagante, é apenas Mickey como sempre tentando fazer o que todo camundongo corajoso faz: Salvar sua mina de uma bruxa que mora em um castelo sinistro! Ora essa, é óbvio. Mas particularmente, eu gosto da história, ela não é aquela coisa incrementada e cheia de personagens, mas ainda é boa, podia ser melhor, mas é boa. Não se esqueçam, é bem melhor uma história simples com pouco gás, do que uma história nada simples e forçada. É.. Vocês entenderam o que eu quis dizer com isso. 

Apresentando um dos melhores platforming do Mega Drive 


O jogo é um simples platforming, ao iniciar podemos escolher entre o modo fácil, médio e difícil, que tem uma diferença incrível entre eles. Temos um Sound Test lá só para ninguém dizer que não tem nada nas opções do jogo. E por ultimo, as configurações do controle. Mickey, ao entrar no castelo, se depara com portas, ele deve entrar em cada um e achar uma das sete Gems. As fases tem em sua maioria três atos cada uma, nenhuma delas tem um título, e no final delas enfrentaremos um boss. Mickey pode andar (dãaa), pular e atirar itens nos inimigos, além disso podemos mata-los pulando em cima deles. São (No modo normal pelo menos) cinco fases, e um boss final. O modo fácil, é realmente muito fácil, são apenas três fases de apenas um ato cada, e não enfrentamos nenhum boss, da para zerar esse jogo no modo fácil em alguns minutos. O salto do Mickey tem dois jeitos diferentes, tem um simples e um que ele cai atacando de bunda. Isso mesmo que você leu, e o modo de ataque ocorre quando apertamos o botão de pulo enquanto estamos pulando. Temos uma barra de vida escrita "Power", representada por cinco bolinhas, temos o contador de vidas, que está intitulado "Tries" e no lado temos o contador de itens para atacar e o contador de pontos. 

Resumindo tudo, temos uma jogabilidade super divertida, simples, e animadora. Os movimentos do Mickey são super controláveis, sua velocidade esta na medida certa, os seu salto é muito bem fluido, acentuando os ataques aos inimigos. Esse lance do salto de ataque irrita um pouco as vezes, mas nada muito exagerado, também podemos derrotar os inimigos atacando itens neles que encontramos na fase. Os itens são de grande ajuda, é melhor pega-los sempre que encontrar, a não ser que você seja bom atacando os inimigos só usando o pulo. Aliás, eu gostei bastante do controlador de sobressalto, porque se segurarmos o botão de pulo logo depois de saltarmos em cima de algum inimigo, Mickey usa ele como impulso para dar um sobressalto muito maior. Muitas vezes isso ocorre, mas nós não somos obrigados a fazer isso se não quisermos, mas o fazendo, encontramos vidas, itens e pontos extras em certos lugares. Os inimigos também são bem desafiantes, alguns irritam pra c*, mas outros são até divertidos de se brincar. Os bosses são muito bem programados, exceto o segundo que é um pouco irritante de se acostumar. Mas fora ele, temos ótimos bosses que tem um ritmo bem divertido e acostumante, nada muito "decore isso, decore aquilo", como por exemplo o boss da quarta fase, um dragão de doces (isso mesmo), que é bem difícil de se vencer e exige bastante técnica do jogador. 

As fases também foram bem programadas, a parte ruim delas é que são muito lineares e expulsam grande parte da exploração, quero dizer, há sim exploração, mas podia ter muito mais, deixando o jogo mais desafiador. Mas há muitas seções de platforming divertidas e variadas, e nenhuma delas quebra o ritmo do jogo. As fases também nos apresenta ambientes muito variados, é completamente normal o fundo e a música mudarem de uma hora para outra, como por exemplo o ato da primeira fase, onde começa com uma bela música em um bosque verde e com um sol lindo, mas de repente a música fica completamente medonha e a fase fica escura e as plantas meio que apodrecem ou sei la oque. Isso tudo proporciona um grande divertimento e da um belo toque de carisma no ambiente. Mas admito que achei a simplicidade do jogo meio exagerada. Eles não nomearem as fases, isso deixa a desejar, eu não gosto de ficar falando, a primeira fase, a segunda, etc, custava botar um simples nome nelas? Mas fora essas coisas pequenas, nada no jogo irrita muito. 

A jogabilidade é ótima, apesar de ser bem simples, ela cumpre seu papel com a diversão de qualquer um que jogue esse jogo. Quando eu fui rejogar Castle of Illusion, fiquei impressionado, por não jogar ele a tanto tempo, acabei me esquecendo do quanto ele é bom e divertido. 

É, Disney né? O que mais poderíamos esperar? 

"Devolva minha mina, sua vadia, oh ha!"

A arte e os gráficos são bons, bem desenhados e imaginativos. As animações, apesar de não serem aquela coisa toda, são muito boas e ficaram legais nesse jogo. Mas se for para ressaltar algo, é sem dúvidas os cenários, backgrounds e afins. Esse jogo tem um potencial em expressar a cada centímetro da arte, bastante imaginação e fantasia, coisa que devíamos esperar de qualquer jogo do Mickey é claro. Mas nesse em especifico eu tenho um amor especial pelos gráficos e pela a arte, admito isso. Ah sim, os gráficos, eles são ótimos, e exaltam ainda mais a arte que eu acabei de falar. Único ponto desagradante foi o fato do pessoal do jogo não ter criado mais cenários, pois, em alguns lugares eles reciclam sprites usados em fases anteriores, como por exemplo o ato um da terceira fase, que é praticamente um ctrl C + ctrl V da primeira fase. 

Músicas divertidas 


As músicas são ótimas, a maioria delas expressam bem o ambiente e o que se ocorre nele, a que toca na primeira fase por exemplo, expressa claramente um lugar pacífico e natural. A música da quinta fase por outro lado não faz isso direito, já que não expressa bem uma biblioteca ou área de trabalho, e sim algum tipo de circo, dando aquela impressão de que a música esta meio fora do lugar... Mas pelo menos ela continua boa. Mas a música que me impressionou mesmo foi o tema dos bosses, que traz um ar de que você esta em perigo e talz. Um dos compositores da trilha sonora foi Tokuhiko Uwabo, o mesmo foi responsável por trabalhar nas trilhas de outros grandes jogos como Phantasy Star e Sonic. 


Considerações Finais 


Esqueci de dizer que esse jogo foi desenvolvido pela Sega né? Pois então, só digo que a Sega, novamente ficou de parabéns por ter feito mais um clássico, na época onde ela se preocupava em fazer bons jogos. Castle of Illusion Staring Mickey Mouse é um ótimo jogo, apesar de ser muito simples, garante uma incrível diversão a qualquer um que o jogue. Tem uma jogabilidade muito bem fluida, com movimentos simples e um ótimo desempenho no decorrer das fases, uma história característica do nosso protagonista, simples, mas boa, temos também bons gráficos e músicas. Se você esta atrás de um jogo de platforming que impressione com simplicidade, Castle of Illusion é esse jogo que você procura. 

História:
Sons:
Jogabilidade:
Gráficos:

Prós:
História simples e boa 
Jogabilidade divertida 
As mudanças climáticas nas fases foi um belo toque 
Tem inimigos e bosses desafiadores 
Músicas que cumprem seu papel 
Gráficos e Arte incríveis 

Contras:
As fases são lineares demais 
Elas também poderia ter nomes 
Falta mais um pouquinho de exploração 
É um jogo muito simples, muito mesmo 

Nota Final: 8.0 

Comentários

  1. Um jogo muito simples mais marcou o Mega Drive..
    Ótimo review!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post , esse jogo é muito bom , com lindos gráficos e uma ótima trilha sonora , esse jogo alcançou a excelência .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts aleatórios

Últimos comentários (Só gente boa aqui)