Sonic Advance


Ah Sonic Advance, que jogo mais injustiçado não? Diferente da maioria, quando eu era pequeno não tinha um Mega Drive pra jogar os clássicos da série Sonic the Hedgehog, surpresos? Daí, eu tinha uns 8 anos, já entendia de emulação e jogava todos os clássicos que eu não tinha vivido direito. Porém, antes disso, meu tio havia comprado um N-Gage.... Sim, isso mesmo, e qual jogo ele havia comprado? É, Sonic N, mas como todos sabem, ele é um port do Sonic Advance, então whatever, eu joguei muito Sonic Advance na minha infância, então é como se ele fosse pra mim o seu Sonic the Hedgehog 2 entende? E pra ser sincero ele é um bom jogo sim, a ponto de se comparar a os clássicos, só não sei dizer ao certo se ele é melhor, mas continua com uma ótima jogabilidade, história e gráficos. 

Mas por que "injustiçado"? Pois bem, Sonic Advance foi o primeiro jogo do Sonic a ser lançado para um videogame da.... Nintendo! Pois é, já deu pra imaginar o tanto de escândalo que os fãs fizeram na época, "OMG OMG, O SEGA MATOU O SONIC, BLÁ BLÁ BLÁ, ESTÁ SE ALIANDO COM OS INIMIGOS BLÁ BLÁ BLÁ". Foi um verdadeiro saco, e até hoje o jogo continua injustiçado apesar de tudo, sem falar que ele nem ao menos foi bem visto. Mas é bom saber que a Sega fez uma boa estréia do Sonic em outras plataformas rivais, bem rivais, se ela ao menos tivesse continuado assim nos próximos jogos, não teríamos tantas decepções que surgiram por aí com o passar dos anos, não acha? Sonic Advance consegue surpreender por ser completamente fiel aos clássicos, tendo até a mesma física, velocidade e esquemas de fases no modo 2D, mas com visual da saga Sonic Adventure, se você é fã de Sonic 1, 2 ou 3& Knuckles, deve ir agora mesmo jogar Sonic Advance. 

Ah, lembrando que o jogo foi lançado em 2001, e por acaso se tornou um dos melhores jogos do Game Boy Advance sabiam? E na minha opinião, ele é surpreendentemente superior a Sonic Advance 2 e 3, falo sério, até porque no Advance 2 é só correr a droga da fase inteira e pular de vez em quando, como uma sequencia pode ser tão decepcionante não? Ok, esqueça isso, vamos falar agora no jogo em questão......

O viciado em pedras voltou, quero dizer, esmeraldas do caos 


Bom, a história volta para o estilo "simples, porém, cara é simples demais isso". Eggman cria mais um novo plano para roubar as esmeraldas do caos, dessa vez ele até mesmo traz de volta o Metal Knuckles, aquele personagem que estava dentro do baú no sótão da Sega há anos, e por algum acaso apareceu do nada no jogo. Logo, Eggman cria a Egg Rocket, um foguete que levará a Cosmic Angel (uma colônia espacial estilo Death Egg) para o espaço, onde dentro dela há uma maquina muito poderosa criada pelo cientista gordo, que irá usar na lua, como ultimo plano, ninguém sabe ao certo o que ele irá fazer, pode ser muito CRUUUUELLLLL! E agora? O que diabos vamos fazer? É, Sonic e seus companheiros Tails, Knuckles e Amy vão ter que derrotar Eggman novamente e impedir que ele cometa seus atos de maldade. Bom, é só isso a história mesmo. 

Bom, é o que eu disse, é uma história bem simples, bem simples mesmo. E isso é ruim? Não, muito pelo contrário, apesar de eu achar que a história poderia ser um pouco mais temperada, ela ainda sim continua boa da forma que está. Sonic é um personagem cartoon, e não precisa de histórias sérias e dramáticas, apenas simples enredos que se possam ser encarados da mesma forma que uma pessoa normal encararia o Sonic. Falando na história em si agora, bem, ela não muda muito das outras, a Cosmic Angel é praticamente uma Death Egg da vida, só que inferior. O lance da Egg Rocket é legal, até porque ela é uma das melhores fases do jogo, mas, o Metal Knuckles é de fato um dos pontos que eu mais gostei no jogo, sério, até porque como boss é um verdadeiro desafio (diferente do Knuckles como boss em Sonic3K que era bem fraquinho), e claro, apesar de ser um personagem muito velho, não vejo nenhum problema em usa-lo novamente, no jogo, ele aparece como um Knuckles recolor, induzindo que Knuckles tenha traído todos, mas como não gosto de dar spoilers vou parar por aqui. 

Bom, a história é... Boa, sim de fato, mas, qual é? A essa altura do campeonato, poderiam ter feito uma história com uma premissa muito melhor, igual Sonic 3& Knuckles ou Sonic Adventure, parece que voltaram para o conceito super simples de Sonic 1. Ok, isso é melhor que as histórias forçadas de SA2 e Sonic 06, só não é lá essas coisas não acha? Poderiam ter temperado melhor ou adicionado mais elementos, igual fizeram em Sonic Advance 3, que inclusive tem uma história bem legal e com uma premissa interessante, não é atoa que eu gosto muito da história daquele jogo. Não que isso seja um caos, parece que estou apontando a história como principal erro, mas não é isso, ela é boa, só podia ser melhor, entende? 

Jogabilidade 2D está de volta! 


Sim, eu sou um daqueles fãs de Sonic que geralmente prefere os seus jogos em 2D, e por que? Porque são melhores, ora essa, que pergunta. O lance é que a Sega na época 8/16 Bits desenvolvia seus jogos em 2D, e isso era o forte dela, depois que a geração de videogames passou para o 3D é que as coisas complicaram para seu lado. Porém, o que surpreende é que Sonic Advance foi desenvolvido em parceria com a Dimps, e claro, poderia sair uma droga... Mas não, o jogo é ótimo e consegue ser um dos melhores jogos da franquia. 

O jogo, como disse antes, consegue ser surpreendentemente fiel aos clássicos, trazendo consigo um belo potencial. Não pense que a jogabilidade é um Ctrl C+Ctrl V dos clássicos, ela consegue se diferenciar sim, mas de uma forma que não abandone completamente as raízes da franquia. Ao iniciar o game, teremos o modo "Single Player", onde poderemos escolher quatro personagens para jogar, eles são, Sonic (surpreso?), Tails, Knuckles e Amy. O jogo possui ao todo 9 fases (dois atos cada) e um boss final extra, que é liberado se você pegar todas as míseras Esmeraldas do Caos. Durante cada estágio não teremos mais, infelizmente, os Escudos Elementares, lembram? A Sega não quis coloca-los nesse jogo, não sei diabos o porque. Alguns protegem dizendo que há o Lightning Shield, mas ele não da duplo pulo ao Sonic, só atrai anéis. Mas, temos o monitor de anéis aleatórios, que podem ser uma grande ajuda, ou uma trollação desgraçada, podem haver até 40 rings dentro deles, sério, mas alguns contém apenas 1, é mano, triste. 

A jogabilidade do Sonic é bem semelhante a jogabilidade dos outros Sonic clássicos, porém, ele pode agora dar uma rasteira apertando "B", é, Sonic manja dos "paranauê". Porém, o Insta Shield não funciona mais direito, se você usa-lo para atravessar algum obstáculo ele não servirá mais, nesse jogo ficou meio inútil, só sendo usado apenas para atacar inimigos com maiores chances de acerto. Sonic parece estar com uma velocidade mais reduzida, o que é bem chato, mas em alguns momentos do jogo ele corre ao usar os Dash-Pads, e dando algum looping, eu acho. Lembrando que ele e Amy são os únicos personagens que podem usar os "corrimãos" para descer, só que Sonic desce com os pés, e a Amy..... Com a bunda. E claro, teremos o Spin Dash, e nada nele foi alterado, atropela tudo que vê pela frente como sempre, é só segurar pra baixo e metralhar o botão de pular. E também temos o novo, útil e pouco conhecido, Air Dash, que é uma espécie de impulso que o Sonic da para frente enquanto pula. 

Tails tem a mesma jogabilidade de Sonic, porém, no lugar do Insta Shield, o Tails voa, é só apetar o botão de pular várias vezes que ele continuará subindo, mas claro, o que é bom dura pouco, então uma hora ele cansa e cairá levemente, o bacana é que na água o Tails nada ao invés de voar, e eu achei isso uma bela sacada da Sega. No lugar da rasteira, Tails fica dando caudadas, essa técnica é meio inútil. Knuckles também tem uma jogabilidade bem parecida com a de Sonic e Tails, porém, ele pode planar e escalar paredes, suas técnicas são socos flamejantes que dão de 10 a 0 nas rasteiras do Sonic. Knuckles também pode boiar na água, ao cair nela, você não afundará igual aos outros três personagens, e sim, flutuará nela, outra boa sacada da Sega, até porque o Knuckles acaba tendo mais um diferencial e ao mesmo continua ao mesmo estilo do jogo. 

Agora..... A Amy é de longe o pior personagem do jogo, simplesmente por ser inutilmente diferente dos outros personagens. O pulo dela é horrível, ela não gira, ou seja, pular em cima dos inimigos te tirará rings p*! Você tem que se lembrar de apertar B para ela dar apenas UMA MÍSERA volta com seu martelo, e olha que isso não muda quase nada. Amy também não usa o Spin Dash, no lugar ela da uma salto horrível para frente, e também não serve para nada. Porém, a Sega colocou umas técnicas que até são ok nela, por exemplo, apertar B no salto faz ela descer girando o martelo, e apertar B por si só é uma técnica tão boa quanto a do Knuckles, porém ela usa o martelo dela para isso. Mas ainda sim, é uma péssima personagem por não se adequar aos outros personagens, e é tão diferente que é preciso se re acostumar o jogo inteiro com ela para jogar bem, enfim, a Amy é uma inútil. 

Até aqui vimos que a jogabilidade dos personagens são ótimas, com exceção da Amy, controlar Sonic, Tails e Knuckles é tão divertido quanto nos clássico.... Bom, quase isso. Mas, aonde está de fato o problema? Pois é, a Sega ainda não compreendeu que o Sonic é rápido, e esse deveria ser seu poder principal afinal de contas, mas infelizmente Tails, Knuckles e Amy correm na mesma velocidade dele, e isso SEMPRE vai me incomodar, até nos clássico isso me incomodava. É muito estranho ver a Amy correndo na mesma velocidade que o Sonic, porque isso torna ele meio inútil, já que nem seu Insta Shield funciona direito mais. "Mas Evans, a jogabilidade tem que ser bem parecida para não desagradar quem joga", eu sei disso, mas acontece que eles não precisam todos correr na mesma velocidade, apenas serem um pouco mais lentos. 

Mas não que isso estrague tudo, eles correndo na mesma velocidade é até estranho, mas como já disse, as jogabilidades dos personagens continuam ótimas, só a da Amy que estraga mesmo, e isso acaba como um ponto positivo. 

É obrigado jogar com TODOS os personagens?! Oh shit.... 


Sim, isso é um ponto negativo do jogo, e por que? Desde Sonic Adventure temos esse novo esquema dos jogos do Sonic onde somos obrigados a jogar com todos os personagens do jogo para zera-lo, isso pode ser bom, mas pra quem é fã da franquia, e olha lá. Se eu comprar um jogo do Sonic, quero jogar só com o Sonic acima de tudo, jogar com Tails, Knuckles e outros personagens ok, mas opcionais, assim como é em Sonic 3& Knuckles e Sonic Advance 3, eu não quero ser obrigado a jogar com todos seus amigos. O resultado disso é que acabamos sendo obrigados a jogar com a Amy, que é uma personagem que poderia ter ficado legal nesse jogo, mas não é o caso, eu sofri demais para passar as fases com ela, foi um verdadeiro inferno. O lado bom disso tudo é que ao menos não precisamos pegar todas as Esmeraldas do Caos com cada personagem para terminar o jogo, e falando em Esmeraldas do Caos.... 

Os malditos Special Stages 


Os Special Stages estão em praticamente todos os jogos do Sonic, neles é que conseguimos as Esmeraldas do Caos (Chaos Emeralds) para no final do jogo liberar um boss extra e consequentemente o verdadeiro final do jogo. Em Sonic Advance, os acessos para os Special Stages estão escondidos nas fases, eles são molas bem grandes, e pular nelas você jogado para o espaço com um Snowboarding (?), então você cairá dentro de uns tubos aí. A missão é pegar o número de rings pedido, como mostra na imagem acima, que é 60, e o jogador tem 52. Se não pegar o mínimo de rings que lhe é pedido, você cairá e perderá a Esmeralda do Caos, caso contrario, você pegará ela. Parece simples falando assim, MAS NÃO É. 

Cara os Special Stages desse jogo são incrivelmente difíceis, os anéis que aparecem para pegar, você não pode deixar nenhum passar, tem que pegar todos, não tem jeito, e para pega-los é uma dificuldade danada porque controlar seu personagem aqui é um inferno! Sem falar que o 3D usado é um lixo monstruoso, inúmeras vezes me aconteceu de colocar o Sonic num canto, com a incrível certeza de que ele pegaria todos os rings que passariam por ali, e de repente eles passam do lado e Sonic não pegava nenhum, era horrível, não da para ter a menor noção da onde você ta e tem que estar para pegar esses malditos rings. Apertando B eles descem mais rápido, isso ajuda para pegar alguns rings..... Alguns. E pra piorar temos uma esfera laranja que, ao passar por, temos que apertar na EXATA MOMENTÂNEA EXATAMENTE CERTA CORRETA NO MOMENTO CORRETO o botão B, e isso é quase impossível, nunca consegui, e quando consigo me pergunto "O que diabos afinal de contas eu fiz?!". É, infelizmente os Special Stages são outro ponto negativo do jogo, única coisa boa deles são suas localizações nas fases, foi um bom desafio encontra-los, nem da pra pensar que eles nos mandam para o pior lugar do jogo. 

Lembrando que não jogaremos com Super Sonic nas fases do jogo, apenas no final mesmo com todas as esmeraldas, bem estilo Adventure mesmo. 

Level Design impressionante! 


O jogo compensa seus erros com o ótimo Level Design, durante todo o jogo é possível notar caminhos alternativos, seções de plataformings, passagens secretas e as seções de velocidade que inclusive é o que a maioria dos fãs mais gosta não? Ah que eu diga a Egg Rocket Zone, uma fase bem complicada, nunca nenhuma outra semelhante havia aparecido em algum jogo clássico do Sonic, há sempre um caminho alternativo, seja indo para trás ou para frente, e o mais engraçado, é que o andar da fase é para cima, ou seja, você irá subindo ao invés de ir reto para frente como na maioria das fases do Sonic, Egg Rocket Zone é a melhor fase desse jogo, nela não existe checkpoints, mas com o passar do tempo, enquanto você sobe, o foguete vai se dividindo, então você não poderá voltar, mas se morrer, voltará a aquele lugar, e isso é.. Legal, deu uma variedade a fase e também uma boa insistência ao fator replay, eu acabei jogando ela muitas vezes por causa disso. Sem falar que há muitas seções de platforming por aqui, e o mais engraçado, é que em algumas delas você pode se confundir e voltar para um lugar onde já passou, como eu havia dito, é uma fase complicada e vai te deixar confuso e perdido, e não que isso tenha ficado ruim, ficou bom na verdade, a fase acima de tudo é bem divertida. 

A Cosmic Angel por outro lado deixou um pouco a desejar, ela é bem fácil, qualquer um consegue passa-la em minutos, mas consegue se boa. Outro ponto que não posso deixar de notar é que nesse jogo, eles re-usaram uma das clássicas fases do Sonic, a Angel Island, e por sorte não usaram a mesma música. Você deve pensar "Nossa que falta de criatividade da Sega para usar uma fase que já existe", mas se olhar por outro lado, ou melhor, ver a fase, notará que ela está completamente diferente da Angel Island do Sonic 3, e também, ela tem uma relação com a história para estar ali, entende? Por isso gostei bastante do pessoal ter usado novamente a fase, achei bacana, sem falar que ela é ótima, há vários caminhos alternativos e seções de platformings pra lá e para cá, sem dizer que essa fase é uma daquelas fases do Sonic onde tem muitos abismos e você tem que tomar um puta cuidado para não cair, tem até uma parte irritante demais onde tem um ferro escondido para a gente se segurar, e eu não via aquela merda e acabava morrendo sempre..... 

Mas ainda sim o jogo tem um ótimo level design e até consegue se assemelhar aos clássicos com isso, e esse é um dos principais motivos que me fazem gostar de Sonic Advance, afinal a diversão para mim em um jogo é um dos pontos mais importantes, feito direito deixa o jogo ótimo não? 

Bosses interessantes, mas só interessantes mesmo 


Os bosses deste game, devo admitir que existe uma bela melhora nos seus designs, eu detestava os bosses de Sonic 1 e 2 por serem o Eggman em sua mini nave voando pra lá e para cá tentando te matar, era monótono, mas felizmente, em Sonic 3& Knuckles os bosses começaram a ficar bem mais interessantes, e em Sonic Advance o pessoal usou essa mesma fórmula para os bosses, bom mais ou menos. Alguns são bons e outros não para falar a verdade, esse aí em sim é o Egg Hammer, pra mim ele tem um visual ok, porém há alguns que se deixam demais a desejar no visual, a que eu diga o boss final, quando eu via aquilo eu disse: Ta falando sério que ISSO é o boss final?! 

Mas parando de falar em visual, vamos falar de fato nos bosses. Eles continuam repetitivos como sempre foram nos jogos do Sonic, porém, aqui tivemos uma diferença atrativa, ao bater várias vezes no Eggman, ele se irrita e começa a ficar mais "ameaçador", por exemplo no Egg Hammer, ele só fica andando para lá e para cá martelando bem devagar, depois que acertamos ele umas seis vezes, ele fica puto e começa e martelar tudo mais rápido, e pior, jogando o martelo no chão depois jogando a própria máquina onde está o Eggman! Isso para mim foi outro belo toque desse jogo, deixou tudo mais desafiante e interessante, quero dizer, já me aconteceu várias vezes de ficar com um pouco de medo, imaginando o que diabos Eggman vai fazer quando ficar com raiva. Mas infelizmente o jogo as vezes decepciona um pouco nisso, porque em alguns bosses, como por exemplo o terceiro, o Eggman apenas fica mais rápido, só, e isso me deixou um pouco desanimado, então não espere muito disso nos bosses do jogo. 


Os bosses não são lá essas coisas, são..... Normais, eu acho, são bem parecidos com os bosses de Sonic 2, são difíceis as vezes, e as vezes são monótonos, alguns tem um visual legal, e outros não, bate oito vezes que Eggman vai embora cagando de medo e uma prisão de "bichinhos" escravizados cairá e você terá que liberta-los, e assim passará de fase. E também como em Sonic 2, o boss "rival" é bem divertido de se enfrentar, só digo isso porque a maioria dos leitores desse blog vão me xingar porque passo muito spoiler.  

Gráficos bonitos visualmente falando 


Não da para falar muito dos gráficos, eles são apenas Ok, não são aquela coisa linda e maravilhosa de se ver, mas da pra aceitar, houve de fato um esforço da Sonic Team/Dimps para ficarem bem bonitos. Todas as fases conseguem ser bem bonitas e coloridas, uma coisa imaginativa entende? E isso é muito bom, ainda mais em um jogo de Sonic, ora essa. Que sorte que a Sega não tentou enfiar cenários realísticos nesse jogo, como fizeram em SA, SA2 e..... céus, Sonic 2006. Eles são bonitos e originais, só tenho isso a dizer. As animações dos personagens também são muito boas, da até um efeito 3D quando correm, o corpo virando um pouco, ficou bem natural, lembrando que Sonic ao correr muito gira os pés, criando uma espécie de "Spin" vermelho neles, coisa que trouxe sempre uma certa originalidade ao Sonic e ficou legal nesse jogo. O mais legal é que eles estão no visual Adventure, mas, conseguiram ficar tão bons quanto os clássicos, isso me impressionou, se a maioria dos jogos do Sonic estilo adventure fossem assim, seriam muito melhores, sério. Enfim, os gráficos e a arte usada no jogo são ótimas, resumidamente falando é isso. 

Como sempre, uma boa trilha sonora 


As vezes eu acho que se a Sega não soubesse fazer boas trilhas sonoras pros jogos do Sonic, a série teria problemas, é o ponto mais forte dela. E em Sonic Advance temos música bem interessantes, eu particularmente gosto de todas, até de alguns remixes que tem por aí, por exemplo o remix da Star Light Zone e da Scrap Brain Zone. O vídeo acima é a música da fase Cosmic Angel, que é de fato uma das melhores músicas desse jogo, é bem diferente, mas bem animada, eu esperava uma música mais séria para a última fase, mas como ela é rápida, essa música ficou bem ok na minha sincera opinião. E claro, as outras músicas do jogo também são boas, a maioria dos fãs de Sonic reclamam porque o jogo tem "muitos" remixes, mas para falar a verdade nem tem tantos assim, o único que aparece durante o modo "Single Player" é a música de Invincibility, só mesmo, então parem com isso seus chorões. 

Tiny Chao Garden 

Que?! Eu preciso mesmo falar disso? Afinal de contas eu nem sei porque tanta gente gosta do Tiny Chao Garden, é sem graça e inútil, você não faz nada além de ver essa droga de Chao andar para lá e para cá. Que sorte que não precisamos jogar isso pra zerar o jogo, e se você realmente curte esse mini game escroto, meus pêsames. 

Considerações Finais 

Sonic Advance é um jogo indispensável, seja fã ou não de Sonic, ele consegue elevar muitas coisas que já tínhamos nos clássicos e ainda trazer surpresas bem interessantes. A Dimps ficou de parabéns por esse jogo do Sonic, pena que foi um dos poucos que de fato ficaram bons. O primeiro jogo da série Advance é melhor por ter uma ótima jogabilidade com a maioria dos personagens, uma trilha sonora boa, história simples e muitas outras coisas que o tornaram sim original, porém, ainda remetendo ás raízes. Eu tenho orgulho de dizer que sinto uma ótima nostalgia ao jogar Sonic Advance, e vou sim jogá-lo novamente assim que possível, e se você ainda não jogou, aconselho seriamente. 

História:
Sons:
Jogabilidade: 8 
Gráficos:

Prós: 
História simples o boa 
Jogabilidade divertida 
Level Design é bem interessante 
Os bosses são Ok 
É legal ver Metal Knuckles no jogo 
Gráficos e animações muito bem feitas 
Conceitos novos 
Cenários imaginativos 
A Trilha sonora é bonita 

Contras: 
A Amy é uma droga de se jogar 
Tiny Chao Garden inútil 
Special Stages horríveis 
Você é obrigado a jogar com todos os personagens para zerar o jogo 

Nota Final: 8.5 

Comentários

  1. Discordo de você em quase tudo, esse jogo é absolutamente sem sal, com fases sem inspiração, tendo como destaque a Angel Island, a pior fase do Sonic que eu já joguei.
    Sonic Advance 3 é bem melhor.

    ResponderExcluir
  2. Discordo de você em quase tudo, esse jogo é absolutamente sem sal, com fases sem inspiração, tendo como destaque a Angel Island, a pior fase do Sonic que eu já joguei.
    Sonic Advance 3 é bem melhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts aleatórios

Últimos comentários (Só gente boa aqui)